sábado, 22 de outubro de 2011

LEITURA E ESCRITA DIGITAL

Leitura e Escrita Digital na Escola

Maria Andra da Silva



Ao adentrar no contexto da temática da leitura e da escrita digital na escola nos colocamos frente a um significativo desafio, visto que,nossa formação cultural se desenvolveu em um ambiente de leitura e escrita rígido em relação com a plasticidade da leitura e da edição de textos com as novas tecnologias disponíveis atualmente.

É notória a existência do consumo de textos eletrônicos em nossa sociedade e por isso, como facilitadores da produção do conhecimento temos também a responsabilidade de zelar para que a flexibilidade na edição desses textos não se torne mera cópia da produção alheia. De fato se por um lado, essa flexibilidade facilita o trabalho pedagógico de edição, por outro corremos o risco do plágio.

Nesse caso, o papel dos professores como produtores culturais é lutar pela formação critica e consciente dos alunos. Essa criticidade deve estar presente na recepção e na produção de textos. Como observamos anteriormente, a autonomia, a criatividade e a verdade no processo de leitura e edição de textos eletrônicos é responsabilidade da escola.

Culturalmente sabemos que as mudanças sempre ocorreram de cima para baixo. Com a escrita digital não é diferente. É exatamente por isso que defendemos a escola como espaço de aprendizagem que possibilite de fato a apropriação dessa ferramenta pelos alunos. Apenas assim deixaremos de lado a cultura da cópia. Sabemos que não é fácil, mas cremos que é possível.

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