sábado, 22 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

As TIC na Escola

Maria Andra da Silva

         O ser humano é um ser aberto a novas aprendizagens bem como a novos modos de aprender. A formação cultural da atualidade esta vinculada a mediação das novas tecnologias de informação. É importante que a escola compreenda a relação entre os novos meios de produção e divulgação do conhecimento e a formação cultural dos seus usuários, para poder dialogar e promover as intervenções necessárias nos processos de ensino, aprendizagem. Essa compreensão proporciona uma visão critica das TIC, redirecionando os objetivos educacionais numa perspectiva de construção e desconstrução contínua do ser.
       O cotidiano escolar no entanto, ainda apresenta muita resistência à essa realidade. Conhecemos algumas escolas que apesar de possuir laboratórios de informática e tantos outros recursos tecnológicos, seguem com suas atividades diárias sem se utilizarem desses meios como ferramentas pedagógicas . A experiencia nos mostra que as salas de informática de algumas escolas estão preparadas para receber os alunos, porém é usada geralmente, para tarefas da secretaria da escola e quando por alunos, apenas para pequenos momentos de pesquisa na internet e ainda sem um acompanhamento pedagógico.
      Na verdade, percebemos que na maior parte do tempo curricular, o laboratório, permanece fechado com a justificativa de que não há na escola uma pessoa que possa ficar responsável diretamente pelo espaço ao mesmo tempo, os professores que possuem alguma habilidade com as tecnologias de informação, não utilizam a sala de informática em suas aulas por pensarem que a falta de conhecimento dos alunos em relação ao computador comprometeria o andamento da aula do ponto de vista do alcance dos objetivos propostos.
Podemos citar também uma outra experiencia, onde a escola propõe que um professor seja disponibilizado para articular o trabalho no laboratório de informática. Neste caso, o desafio foi integrar os professores na dinâmica do trabalho pedagógico com o computador e de fato conseguir executar as atividades propostas considerando a falta de habilidade dos alunos com a ferramenta, mas as atividades são desenvolvidas de acordo com o tempo e a capacidade de cada grupo de modo que a introdução a educação digital está sendo realizada.
     É possível perceber um movimento diferente na escola, maior interesse e frequencia de alguns alunos desmotivados e até mesmo a diferença de encontrar a sala de informática aberta na escola todos os dias com pessoas entrando e saíndo enfim, dando vida a um ambiente antes sem expressividade de existencia. Apesar do diferencial e de todo o movimento positivo, ainda falta muito para o tempo de atividades na sala de informática se transformar em espaço de construção de pessoas crítica e capazes de criar e recriar sua realidade pelo conhecimento e interação com as novas tecnologias de informação.
    A escola precisa descobrir os mecanismos utilizados por esses meios para compreender o deslumbrar que eles exercem nas pessoas de todas idades e classes sociais e a partir daí, desenvolver um trabalho que favoreça a análise e conseqüentemente a criticidade coletiva no cotidiano escolar e social.

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