sábado, 22 de outubro de 2011

SLIDES EM SALA DE AULA

Apresentações de slides em Sala de Aula

Maria Andra da Silva




         Os avanços tecnológicos e as facilidades de obtenção de informações que vivenciamos hoje, não garantem que a prática educativa efetive o conhecimento. (COELHO:2008, p. 21) atesta que

Tangido por condições adversas e interesses vários, particulares, contingentes e imutáveis, pelo mercado, a tecnologia e mídia o docente muitas vezes esquece que seu ofício é fazer aprender, ensinar, instruir, docere e, para tanto, precisa a cada momento se fazer doctus, sábio, douto com discernimentoe, ao mesmo tempo, doctor, mestre, aquele que realmente ensina, trabalha para constituir como realidade viva e interrogante a doutrina, o ensino, a instrução,a educação, a cultura, a teoria, o método, e para formar os estudantes nessa e por essa “com-vivência” com o saber, a cultura, a formação.

       É grande o risco de nos perdermos nessa sociedade midiática, tecnológica. É neste contexto, que ao docente , é exigido uma postura profissional que seja capaz de questionar, sistematizar, reconstruir e criar seu o próprio instrumento didático-pedagógico. Sendo assim, o uso dos slides na escola devem ser efetivados com uma proposta de conduzir os alnos ao desafio de dialogar com o conhecimento estabelecido, essas apresentações precisam ser promotoras de informação sistematizando assim, uma síntese que alargue os conhecimentos.

      De acordo com TEIXEIRA apud (Silvia, T.M.N, 1990; Souza & Kramer, 1988) o professor que não desenvolve essas habilidades é incompetente para motivar processos de emancipação do pensamento na prática educativa. Não é promotor de uma qualidade na política educacional que possibilite aos educandos saber pensar e, consequentemente, conter e reconstruir a informação, para deliberar sobre ela.

      Desse modo, precisamos cuidar para não sobrepor a tecnologia a apresentação dos conteúdos. Segundo TIXEIRA 2005, isso não sginifica apenas reconhecer as instrumentações tecnológicas, é, sobretudo perceber que a novidade estar sujeita muito mais as pessoas envolvidas nos processos de ensinar e aprender do que na competência da Tecnologia. Na escola, é urgente contrabalançar o domínio tecnológico com verdadeira função da docência que é ensinar. O uso de apresentação em slides deve tornar o processo educativo agente de uma inovação inspiradora de sujeitos sociais que saibam questionar criativamente e conseqüentemente produzir novas formas de conhecimento,bem como formas de reprodução em condições autorais críticas e criativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário