quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AULA COM CONTO ORAL ENSINO FUNDAMENTAL I



DADOS DA AULA
TÍTULO: E o príncipe virou peixe 

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA
Resgatar , vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular conhecendo o folclore brasileiro e seu significado para a comunidade. 

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
A escola está trabalhando um projeto sobre o folclore brasileiro e esta turma do quinto ano vai se deter aos contos e lendas populares, nesta aula especificamente se trabalhará com um conto contado por um morador da comunidade. O objetivo principal é conhecer esse tipo de registro oral ainda presente na comunidade e ao mesmo tempo documentar o texto como forma de preservação dos contos de tradição oral. PALAVRAS-CHAVE Medo; suspense; encanto

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA 

Solicitar aos alunos que contem algumas estórias contadas por pessoas mais velhas de suas famílias Explorar as exposições dos alunos do ponto de vista de gênero textual, da veracidade dos fatos, de suas opiniões Exibir um vídeo com um morador da comunidade contando o causo do pescador e do rei após a discussão feita anteriormente Após a exibição do vídeo direcionar a discussão com os alunos para a figura do contador da estória. Se o conhecem? Se mudaram de opnião sobre a veracidade dos fatos perante a pessoa que os narra e outras questões que surgirem; que tipo de ensinamento moral o causo quer passar? Formar grupos de escribas e oradores que produzirão uma reescrita do causo contado no vídeo em um texto escrito e ilustrado 

RECURSOS COMPLEMENTARES 
ttp://mariadantas.spaceblog.com.br/204737/PROJETO-DIDATICO http://canalpedagogico.blogspot.com/2009/07/projeto-didatico-folclore.html 

AVALIAÇÃO 

Obsevar se houve mudança nos aspectos de motivação e atenção ao conteúdo do vídeo em relação as atividades prévias solicitadas para o aluno; analisar o envolvimento dos alunos em relação aos valores da leitura dos textos de tradição oral e sua escrita; Registrar qualitativamente o desenvolvimento de cada aluno durante as ativiadades das aulas quanto ao aspecto da leitura como um ato emancipatório do conhecimento do ser humano perante o mundo equanto ao processo de aquisição de consciencia dos alunos sobre os valores presentes nos contos de tradição oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário