quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AULA DE ENSINO RELIGIOSO ENSINO FUNDAMENTAL I






Deus e a natureza



  • Perceber as diferentes imagens do transcendente presentes nos textos sagrados
  • Identificar as formas que os seres humanos encontram na natureza para representar a divindade
  • Utilizar-se das representações de Deus na Bíblia para compreender e representar suas próprias imagens e concepções do transcendente.


Na roda de conversa, resgatar as leituras feitas pelos alunos sobre o assunto. Reportar-se ao painel que foi construído com as imagens pessoais dos alunos sobre Deus e da discussão sobre o versículo 3 do Salmo 18 que apresenta Deus como Rocha.



Deus; Natureza; textos sagrados




  • Iniciar com uma roda de conversa perguntando para os alunos o que entenderam com o texto do salmo 18, que apresenta Deus como uma pedra. Por que pedra? Espera-se que os alunos percebam a fortaleza da pedra e as características das rochas na natureza. Perguntar também se esta imagem da divindade apresentada neste texto Sagrado tem alguma semelhança com as imagens de Deus projetadas por eles no painel construído na aula anterior.

  • Falar sobre as formas de representação de Deus em sua família principalmente como seus avós falam e o que falam sobre Deus e se percebem alguma diferença entre a maneira das pessoas mais idosas e das mais jovens falarem de Deus;
  • Após a conversa exibir o vídeo com o poema adaptado do Salmo 65 pelo poeta e escritor Vidal Ramos, interpretado por ele disponível em:
  • Abrir uma discussão sobre os elementos do conteúdo do vídeo que tratam do tema estudado, fazendo uma leitura intepretativa oral do texto. Anotar no quadro as falas, percepções e conclusões dos alunos para analisar se conseguiram identificar que imagens da natureza estão postas ali.

  • Apresentar para os alunos o texto do versículo 10 do salmo 65 e pedir para identificarem as imagens de Deus neste texto (água e terra)
  • Pedir para os alunos fazerem uma releitura pictórica do texto.
  • Montar um painel com o texto e as imagens produzidas pelos alunos e expor a produção na sala de aula ou em outro ambiente da escola, conforme o costume.



Se a escola não dispuser de sala de informática com internet para acesso ao link incluído na estratégia da aula, o professor poderá baixar o vídeo e gravar em dvd, possibilitando a exibição em sala de aula;
Poderá encontrar outros textos do salmo 65 em :
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. Abreviação: BEP. Publicação da Bíblia completa: 1990. Editora: Edições Paulinas. http://www.paulus.com.br/BP/_INDEX.HTM

AVALIAÇÃO

Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas. Analisar a capacidade de produção textual oral de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à construção de conceitos partindo das discussões do grupo. Avaliar se o aluno reconhece os diferentes modos de representação do transcendente na humanidade e como se relaciona com essa descoberta.








Nenhum comentário:

Postar um comentário